CAPA

Revista FAVE - Capa-1

ANAIS FAVE

ISSN – 21787301

É com muita satisfação que a Comissão Organizadora e a do Fórum Acadêmico da Faculdade Vértice – Univértix (FAVE) divulga os Anais do XII Fave.
O evento aconteceu entre 23 e 27 de setembro de 2019 e reuniu 3000 participantes e mais de 400 trabalhos.
O evento tem como intuito promover a atualização e divulgação científica de qualidade através do encontro de estudantes, pesquisadores e profissionais envolvidos nas grandes áreas do conhecimento estabelecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ.
A magnitude e a qualidade do evento o reforçaram como um dos maiores e mais completos eventos da Zona da Mata Mineira.
Tornar público o conteúdo dessas pesquisas é essencial para propagarmos o conhecimento gerado durante este ano na nossa Instituição e em outras participantes.
Ao navegar por esse portal você terá acesso a todos os trabalhos segundo autores, título e áreas temáticas.

Periodicidade: Anual
Idioma: Português

Publicado por:

2020 – FACULDADE VÉRTICE – UNIVÉRTIX – FÓRUM ACADÊMICO DA FACULDADE VÉRTICE – UNIVÉRTIX
Os autores são responsáveis pela apresentação dos fatos contidos e opiniões expressas nesta obra
Anais do XII FAVE/Faculdade Vértice – UNIVÉRTIX
– Vol. 1, n. 1 (2010) – Matipó: Fave, 2010 –
Anual
ISSN. 21787301
1. Anais do XII FAVE – Matipó – MG, Faculdade Vértice – UNIVÉRTIX.

FACULDADE VÉRTICE – UNIVÉRTIX
CAMPUS MATIPÓ/MG
Rua Bernardo Torres, 180  – Bairro Retiro Cep: 35367-000 | (31) 3873-2199

ANAIS ANTERIORES

PESQUISAR TRABALHOS

Pesquisar por categorias:
Pesquisar por autor:

CORPO EDITORIAL

M.Sc. Renata Aparecida Fontes
M.Sc. Kelly Aparecida do Nascimento
D.Sc. Rafael Macedo de Oliveira
M.Sc. Deyliane Aparecida de Almeida Pereira

NORMAS PARA FORMATAÇÃO E ENVIO DOS TRABALHOS

FAVE VIRTUAL UNIVÉRTIX – MATIPÓ E TRÊS RIOS

Data máxima de envio dos trabalhos:

15 de setembro: os trabalhos enviados até esta data serão avaliados pela comissão organizadora e caso seja necessária alguma alteração para a aprovação do mesmo o autor responsável receberá um e-mail com as correções necessárias para a posterior aprovação do trabalho.

30 de setembro: os trabalhos enviados entre 16 e 30 de setembro serão avaliados pela comissão organizadora e, caso eles não sejam aceitos, os autores não terão o direito de corrigirem as partes avaliadas incompatíveis pela comissão organizadora, o que ocorrerá em virtude da proximidade do evento. Diante disso, serão reprovados.

Horário limite para as duas datas – 23:55 (vinte e três horas e cinquenta e cinco minutos).

Serão aceitas pesquisas concluídas ou com resultados parciais.

ENVIO DO TRABALHO

Os trabalhos serão submetidos EXCLUSIVAMENTE para o e-mail:

UNIDADE MATIPÓ – trabalhosfavematipo@gmail.com
UNIDADE TRÊS RIOS trabalhosfavetresrios@gmail.com

Deve constar no campo assunto do e-mail: TRABALHO PARA O FAVE.

CONFIGURAÇÃO DO RESUMO E ARTIGO

Configuração das páginas: Margem superior: 3 cm – Margem inferior: 2 cm – Margem esquerda: 3 cm – Margem direita: 2 cm.

 Configuração do texto

  • Fonte Arial, tamanho 12, parágrafo justificado.
  • Parágrafo em todo o texto: 1,25 cm da margem esquerda.
  • Espaçamento entre linhas 1,5 cm, exceto para: (i) as citações com mais de 3 linhas, (ii) resumo da pesquisa na 1ª página e (iii) as referências. Estes três itens deverão estar em espaço simples. Recuo antes e depois 0 cm.

Observação: Todos os termos estrangeiros deverão aparecer no corpo do texto em itálico. Os trabalhos deverão ser submetidos nos seguintes formatos:

  • Resumo expandidomínimo de 500 e máximo de 1000 palavras (sem contar as referências) com espaçamento entre linhas simples. Deve conter os seguintes elementos: (1) breve introdução, contendo: rápida problematização, objetivos, relevância; (2) metodologia (tipo de pesquisa, contexto, instrumentos, procedimentos de coleta de dados, organização e análise dos dados); (3) resultados e discussões (ou categorias no caso de pesquisa qualitativa); (4) considerações finais e (5) referências. Os elementos descritos poderão ser apresentados em texto único, sem separação de tópicos. Não poderá ter gráfico nem figuras.

MODELO DE RESUMO – TRABALHO EM ANDAMENTO
(Clique na palavra para acessar o modelo)

MODELO DE RESUMO – TRABALHO FINALIZADO
(Clique na palavra para acessar o modelo)

  • Artigode 6 a 12 laudas (sem contar as referências). O artigo deverá conter o resumo, localizado após a identificação da área do conhecimento, seguindo a formatação: conter entre 100 e 250 palavras, fonte Arial, tamanho 12, em um único parágrafo e DIFERENTEMENTE DO TEXTO GERAL, deverá ser em espaçamento entre linhas simples. O resumo deverá apresentar breve problematização/justificativa, objetivo, metodologia e principais resultados. O corpo do texto deve conter os seguintes elementos: (1) introdução (problematização/justificativa, hipótese/questões, objetivos, relevância); (2) fundamentação teórica; (3) metodologia (tipo de pesquisa, contexto, instrumentos, procedimentos de coleta de dados e organização e análise dos dados); (4) resultados e discussões (ou categorias no caso de pesquisa qualitativa); (5) considerações finais e (6) referências.

 MODELO DE ARTIGO (Clique na palavra para acessar o modelo)

 REGRAS PARA ESCRITA DO TEXTO CIENTÍFICO
(Clique na palavra para acessar o modelo)

 REGRAS BÁSICAS PARA AS REFERÊNCIAS
(Clique na palavra para acessar o modelo)

 MODELO DE TABELA E GRÁFICOS
(Clique na palavra para acessar o modelo)

Os trabalhos aceitos deverão se encaixar em uma das áreas de conhecimento abaixo, segundo a classificação do CNPq: (1) Ciências Exatas e da Terra; (2) Ciências Biológicas; (3) Engenharias; (4) Ciências da Saúde; (5) Ciências Agrárias; (6) Ciências Sociais e Aplicadas; (7) Ciências Humanas e (8) Linguística, Letras e Artes.

A área do conhecimento a que se inclui o trabalho deverá ser indicada pelos autores, sendo colocada após a identificação destes.

Em caso de dúvida na identificação da área de conhecimento do trabalho, pode-se consultar no site do CNPq (clique na palavra para acessar).

Conteúdo de cabeçalho, palavras-chave e rodapé para resumo expandido e artigo:

  • CABEÇALHO: (i) Título do trabalho, com todas as palavras em maiúsculas e centralizadas. (ii) Identificação dos autores: nome completo (negrito) e e-mail do orientador ou professor responsável. AMBOS ALINHADOS À DIREITA.
  • PALAVRAS-CHAVE: mínimo de três e máximo de cinco, separadas por ponto e vírgula e iniciados com letra minúscula, exceto para nomes próprios. No resumo expandido as palavras-chave deverão constar após a identificação dos autores e no artigo após o resumo simples. Após as palavras-chave, segue o corpo do texto.
  • NOTA DE RODAPÉ: breve formação acadêmica e instituição que trabalha e/ou estuda. Alinhamento do texto JUSTIFICADO.

ATENÇÃO: As citações e paráfrases (autores citados) devem ser devidamente referenciadas ao longo do texto e inseridas ao final nas referências bibliográficas de cada trabalho. Portanto, todos os elementos textuais (Introdução, revisão bibliográfica e Referencial Teórico, Metodologia e Resultados e Discussões) deverão conter OBRIGATORIAMENTE autores referenciados.

  • Os arquivos deverão ser produzidos no programa Microsoft Word 1998/2000/2003/2007/2010 ou qualquer outro programa compatível, tendo o arquivo final com a extensão doc.
  • As notas de rodapé, quando houver, devem estar no fim da página, fonte Arial, tamanho 10, espaço simples e parágrafo justificado.
  • O arquivo final não deve exceder a 5Mb (Megabytes).
  • Cada participante poderá submeter, no máximo, três trabalhos como primeiro autor.
  • Os trabalhos devem ter, no máximo, 7 autores, incluindo professores orientadores e outros colaboradores.
  • Todo trabalho submetido deverá ter um professor orientador ou profissional formado. Caso seja enviado algum trabalho sem este requisito o trabalho será rejeitado automaticamente. Somente serão aceitos trabalhos com redação e ortografia corrigidos, pois a versão enviada será definitiva, não podendo haver alterações posteriores.
  • Destaca-se a importância de se observar as instruções relativas ao formato dos trabalhos e as Normas do FAVE 2020, pois previamente à avaliação do conteúdo será verificado o cumprimento da formatação exigida.
  • Para dúvidas em relação à elaboração e/ou formatação poderão ainda ser consultados:
  • GUIA DE NORMATIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA FACULDADE VÉRTICE – UNIVÉRTIX – 2019 (Clique na palavra para acessar).
  • Normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR 6023/2018) (Clique na palavra para acessar)

O não cumprimento da formatação acarreta em desclassificação do trabalho.

  • O conteúdo científico dos trabalhos é de exclusiva responsabilidade dos autores, isentando o Comitê Científico de qualquer responsabilidade.
  • SUGERE-SE QUE OS AUTORES ANALISEM OS TRABALHOS QUANTO A EXISTÊNCIA DE PLÁGIO ATRAVÉS DO PROGRAMA COPYSPIDER, CUJO ÍNDICE DE DETECÇÃO ACEITO É 06%. LINK DE ACESSO AO PROGRAMA
  • ATENÇÃO: trabalho inscrito no evento não quer dizer necessariamente trabalho aprovado.

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

IMPORTANTE: as normas de apresentação serão divulgadas a partir do dia 20 de outubro de 2020, a definir de acordo com o cenário nacional da Pandemia. 
Informações e dúvidas pelo e-mail:  favevertice@gmail.com – Núcleo de Pesquisa e Extensão – NUPEX.

ÁREA TEMÁTICAS